Como traduzir um site com o Google Translate

Chegou a um site de língua estrangeira e não encontra a opção de multilanguage para passar para a sua língua nativa ou para inglês? Hoje em dia ler um site em um idioma estrangeiro na sua língua nativa já não é um problema. O Google Translate pode ajudá-lo com isso. E não são apenas páginas da web únicas. Você pode navegar em um site inteiro no idioma escolhido e até mesmo alterar os idiomas enquanto navega.

Como outras ferramentas de tradução on-line, o Google Translate não é perfeito. Ele tem uma boa reputação para a exatidão, mas comete erros. Portanto, use-o com cuidado! Normalmente é suposto funcionar bem com uma navegação normal em sites – por exemplo, se você quiser apenas ver como é um site em chinês – mas tenha muito cuidado ao confiar no Google Translate para traduções oficiais.

Para traduzir um site inteiro usando o Google Translate, siga estas etapas e consulte a Figura 1 para referência:

  1. Abra um navegador da web e acesse translate.google.com. Você não precisa de uma conta do Google para acessá-lo, porque é gratuito para todos.
  2. Na caixa de texto à esquerda, digite o URL completo (incluindo o https: //) do site que deseja visualizar.
  3. À direita, escolha o idioma no qual deseja ver o site.
  4. Clique em Traduzir.

O site traduzido é exibido (consulte a Figura 2). Você pode navegar por todo o site nesse idioma clicando nos links do site – desde que você permaneça na interface de utilizador do Google Translate. A barra de ferramentas Traduzir na parte superior permite que você faça algumas outras coisas:

A partir do menu Para drop-down, você pode alterar o idioma de tradução em tempo real.

Ao lado de Exibir, você pode alternar entre o site traduzido e o site em seu idioma original.

Por vezes acontece que algumas palavras e frases não são traduzidas. O Google Translate traduz apenas o texto real de uma página. Qualquer texto que apareça em uma imagem não é traduzido. É por isso que, na Figura 2, coisas como o logotipo e vários textos em botões não são traduzidos; pois são imagens.